quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Onde nasceu Analice

Pesquisei pela vila Esperança, local assinalado como lá ter nascido a Analice. Havia alguma coisa que não batia certo. Nos anos que levei de boleia a Analice, sei a história da vida dela. Sabia que tinha nascido num local muito pobre do estado da Paraíba. Vila Esperança não me parecia ser o local por ela mencionado.

As casas, o ambiente rural, a pobreza adjacente, o que me contava sobre como era lá a vida, os casamentos e tudo o mais, só podia ser num recanto muito para além da vila.

Entrei em contacto com a Analice. Ia a caminho do trabalho (como sabem para fazer face à vida tem que tratar de uma pessoa idosa). Sem Metro, aguardava a camioneta para ir para Lisboa.

E durante algum tempo fiz-lhe reviver o local onde tinha nascido e de que tem pequenas réstias. Vila Esperança ficou logo fora das memórias, não podia ser lá. Falamos do local que poderia ser; Lagoa Verde foi um dos nomes referidos, mas era ainda um pouco mais além. Lembrou-se que ao local onde nasceu chamavam de "os macacos", nome talvez depreciativo com que tratavam os naturais desse local.

Conforme ia-me dizendo os nomes eu ia pesquisando e esta designação não constava como localidade.

E a Analice dizia-me: "Mário eu sei o nome mas agora não me vem à cabeça".

Quando estávamos para desistir, fez-se luz e tudo porque a Analice lembrou-se dos avós que moravam a poucos metros da casa dos pais (aqui ela disse que não sabe se nasceu no mato, local onde nasce a maioria por falta de condições dentro de casa).

E surgiu o nome e até senti um arrepio, a Analice só se lembrou do nome agora passado dezenas de anos e graças à minha insistência.

Analice nasceu a 20 de dezembro de 1943 num sítio chamado "Riacho do Boi"

Aqui fica para a posteridade (em montagem), Analice no braço do Açude de Coremas - Riacho do Boi.

... E aos poucos vai-se construindo a vida da Analice.


Sem comentários:

Enviar um comentário